sábado, 3 de agosto de 2013

Transformação Pessoal - Parte 01




Meio a tantas adversidades e conflitos internos que o mundo moderno proporciona, é cada vez mais crescente o número de pessoas que buscam uma vida melhor.

A Transformação Pessoal é um caminho, no entanto, além de querer uma mudança, é necessário assumir o compromisso sério consigo mesmo de se tornar um ser melhor; um desejo profundo, que o mova no sentido desejado.

Um dos sentidos é através da busca do autoconhecimento, sua importância é tão grande que desde o Século X já era estudada através da famosa frase: “Conheça-te a ti mesmo”.

Tudo se inicia na mente, através dos pensamentos, para progredir até suas ações cotidianas. É um processo lento e contínuo. É  somente no momento em que se conhece, que se abre à percepção pessoal, a intuição é ativada e as ações são mais conscientes.

A mudança é algo que está presente o tempo todo na vida, mas em algumas situações não são aceitas. Então, o tempo passa e, se não há uma alteração pela livre iniciativa da pessoa, ela pode vir de uma vez, de maneira forçada, trazendo consigo medo e dor.

Como isso ocorre?

Quando não aceitamos as mudanças, a vida vem e nos mostra por outros caminhos, muitas vezes, muito duros e sofridos e a necessidade de mudar se torna inevitável. Assim, o processo de transformação pessoal não é algo que se faz e termina, é para a vida toda, uma vez que a vida está em constante mutação.

Para um processo de Transformação Pessoal ser produtivo, é necessário o alinhamento de razão e emoção, ambas as esferas devem buscar, auxiliar e se complementar nesta mudança. Quando elas estão divergentes, o processo fica lento, inerte, até ficar estagnado.

Este equilíbrio pode ser de várias formas: meditação, exercício físico, alimentação saudável, preparo, sono reparador, religião, entre outros (aqui o uso da criatividade é imprescindível). Ou seja, tudo o que proporcione um olhar do indivíduo como um todo, corpo físico, mente e espírito.

Quando um desses três pilares está em desequilíbrio, os demais não se sustentam sozinhos, é essencial entender esse processo, pois significa buscar o seu melhor, trazer à tona potencialidades e se tornar um indivíduo capaz, motivado, útil. Porque, quando o indivíduo se sente melhor, mais seguro de si, de suas limitações, de suas habilidades, rende mais, cria mais, progride em todas as áreas de sua vida.

Na semana que vem iremos trazer mais sobre esse assunto tão interessante.

Até lá.



Publicado no Jornal Tribuna Liberal dia 03 de agosto de 2013

http://tribunaliberal.com.br/index.php/jornal-de-agosto/book/26-sabado-03-de-agosto-de-2013/3-jornal-de-agosto-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!