segunda-feira, 20 de maio de 2013

Esfriando a cabeça

Dedico esta postagem a Dra. Sandra Zanardi, Delegada da Mulher em Sumaré/SP que tem levado esta mensagem para evitar a violência doméstica.

Muito Obrigada Draaa.!!!



Em alguns momentos da vida, não raros, passamos por situações onde nossa ansiedade e estresse aumenta.

Por exemplo, quando uma mulher passa na frente de uma loja de sapatos: ela olha, passa reto, volta, não agüenta entra na loja, experimenta e compra o sapato, mesmo sem precisar dele.

No mesmo sentido, quando há uma promoção e não consegue se controlar o impulso do consumo, ou em um momento de tensão que acaba virando uma briga com um parceiro, colega de trabalho, um amigo; ou ainda quando encontramos alguém ou algo que nos empolgue a ponto de agir sem pensar.

Nestes casos a tensão interna aumenta rapidamente e de forma crescente a pulsação acelera, o coração dispara, a boca seca até atingir um ápice de mais de 100 batimentos cardíacos por minuto.

Á partir destes 100 batimentos o raciocínio lógico não mais possui suas funções normais, fazendo com que a pessoa não aja mais de forma racional, não tendo tempo hábil para uma análise de suas ações, reações e efeitos.

Então, compra o que não precisa, fala o que não quer ou algo desnecessário, cria situações constrangedoras, enfim, acaba por dizer e fazer coisas que terão resultados desastrosos.

Para que esses batimentos voltem a sua normalidade é necessário um período de aproximadamente 20 minutos de tranqüilidade, para então o corpo voltar a pensar de maneira lógica e racional, podendo verificar os efeitos das ações que poderá realizar.

Quando surgirem situações de estresse e ansiedade que cheguem ao ponto acima, a dica é respirar ar puro, realizar exercícios de respiração, vale até entrar em um banheiro até acalmar, colocar água na boca e segure por um tempo, isso o impedirá de proferir palavras que irão prejudicá-lo.

Também é interessante sair deste espaço e fazer um esporte de impacto ou que gaste energia suficiente para retirar toda adrenalina estagnada no corpo.

Enfim sair imediatamente da zona de combate, acalmar o corpo e a mente para então recuperar o estado natural e agir adequadamente, sem rompantes e sem efeitos danosos para você ou para aqueles que estiverem na sua mira. rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!