quinta-feira, 21 de junho de 2012

Índice FIB no Brasil


Felizmente nossa sociedade está realizando um avanço significativo: a implantação do FIB - índice de Felicidade Interna Bruta, informações da imprensa: CBN e Jornal Estado de São Paulo.

O FIB não é apenas um indicador para o Brasil, e simum movimento para mudança social, um processo de mobilização social em prol do bem estar coletivo e do desenvolvimento sustentável. Além de uma maneira de unir instituições e líderes dos principais setores da sociedade a fim de criar ações efetivas frente as questões de risco encontradas e em eminência.

Até o momento estamos sendo guiados pelo PIB - Produto Interno Bruto que é um índice extremamente incompleto. Dados como o IDH (índice de Desenvolvimento Humano) e o nível de segurança das cidades são de grande importância e não são atualmente contabilizados.

O FIB estará de acordo com cada Estado Brasileiro, sendo assim realizado com as diferenças culturais, sociais e as necessidades particulares de cada região.

Serão 11 itens a serem analisados visando o bem estar social, dentre eles boa vida social, situação financeira, atividades ao ar livre, segurança pessoa, crescimento acadêmico, preocupações na expectativa em conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, dentre outras questões, além do PIB que também estará entre os componentes do cálculo do FIB.

Segundo o professor Fábio Gallo da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas), que está empenhado na elaboração da metodologia e implantação do índice: "Sociedade feliz é aquela em que todos tem acesso aos serviços básicos de saúde, educação, previdência social, cultura e lazer!"

O pensador francês Bruno Latour, diz que estamos longe de ser considerada uma sociedade moderna, e que o título de pós-moderna sequer pode ser mencionado. No caso do Brasil, dar um passo como este é um avanço em prol do desenvolvimento pessoal e humano.

Deepack Chopra, considerado uma das 20 personalidades de grande relevância mundial, menciona em seus estudos que para a humanidade seguir rumo ao futuro, deverá trilhar pelo caminho do Bem Estar Social.

Ao incluir o FIB no Brasil, temos a esperança de que através dele possamos ver as reais necessidades de cada região do país e agir ativamente e positivamente sobre elas.

Enquanto tudo isso acontece, vamos buscar nosso autoconhecimento, nos tornando seres melhores a cada dia para complementar estas ações.

Grande abraço!

Viviane Moraes






2 comentários:

  1. Muito Bacana Vivi, adorei a idéia do FIB. Ja deveria ter sido implantado há muito tempo tempo. Grata por divulgar! Grande Abraço! Está lindo o seu BLOG.. Beijão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Gratidão!