sexta-feira, 8 de julho de 2011

Construção de uma nova Sociedade

Nossa sociedade está fundamentada sob 3 princípios básicos: o Individualismo, o Relativismo e o Instrumentalismo.

Das três, vou ater apenas à primeira.

O intuito de preservar a liberdade individual é nobre, no entanto, a manutenção dos valores e éticas ficaram comprometidos.

Há uma imensa gama de fatores que beneficiam nosso cotidiano, no entanto, a prática afetiva está sendo deixada de lado.

Onde estão os laços afetivos na sociedade moderna?

O resultado de tanta carência emocional dá margem ao crescimento incontrolável da violência, que chega a porta de cada um de nós em todos os âmbitos, sejam eles, profissionais, familiares, entre os amigos, nas ruas... qualquer lugar se torna palco para a ganância e adesvalorização humana.

Como consequencia, crescem os distúrbios mentais, os problemas relacionados a Ansiedade, Depressão, ao Stress, entre outros; colocando o ser humano á deriva.

Estamos em um caminhar sem sentido, sem rumo.

É preciso resgatar os valores perdidos reequilibrando a liberdade tão buscada para alcançar a devida Qualidade de Vida.

E como resgatar tais valores?

* Através de uma Educação adequada na rede privada e principalmente na rede pública, onde acompanhamos a triste realidade que nos cerca.

* Um convívio mais amoroso e ético nas relações interpessoais.

* A busca por famílias mais unidas e prontas para estreitar e manter os laços afetivos.

* É preciso começar de si mesmo, através do autoconhecimento, pois não é possível dar aquilo que não tem.

Então vamos encontrar o amor, a ternura e a solidariedade que há em cada um de nós, para que possamos fazer a diferença em nossa casa, em nosso convívio e quem sabe dar início a uma mudança, ou melhor, dar início a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

É um desafio e tanto, mas o ser humano é capaz de realizar. Eu acredito no potencial humano de construção, e busco fazer a minha parte e você?


4 comentários:

  1. Oie...Vivian

    eu tambem acredito no potencial das pessoas
    e as pessoas são capazes de se realizar sim basta querer né

    bjos...

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga, vc diz muito bém. Onde estão os valores! O amor ,familia as pessoas tudo é tão importante. O texto é uma grande reflexção! bjs e lindo fim de semana..

    ResponderExcluir
  3. Olá Viviane. Toda mudança deve começar a partir de nós mesmos. É um processo de dentro para fora, que demanda tempo, força de vontade e determinação. Precisamos sim, voltar nossa atenção para valores mais importantes, como a afetividade, o amor, a tolerância. Beijos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu artigo, e estou fazendo também minha parte, escrevi no meu blog um modelo ideológico de sociedade, que não está somente em minha alma, mas de muitos...Continue sua luta e vamos buscar um sociedade mais evoluída...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Gratidão!